1) Por que fundar uma igreja?
As igrejas tradicionais são muito importantes e temos apreço por elas, preferimos criar nossa própria organização para impactar mais na vida das pessoas, sem dogmas tão restritivos e com retorno social visível e transparente.
2) Quais as crenças da igreja?
Acreditamos no estudo da ciência para conduzir nossas obras de caridade, espiritualidade e navegação.
3) Que tipos de ação de caridade?
Todo tipo, as ações serão propostas pelos integrantes: intervenção urbana, aulas para pessoas carentes, grupos de terapia em grupo, apoio técnico aos necessitados, consultoria de negócios e acompanhamento de projetos para quem precisa, passeios com a comunidade.
4) Navegação?
Sim, a navegação é o componente de ciência exata da igreja, representa a logística da busca pelo destino, por meio dos estudos da navegação colocamos em prática nossos aprendizados de trabalho coletivo e criamos meios de transporte para nossas missões, vivências e angariação de fundos. A navegação é por terra, mar e ar e requer a organização de nossos meios.
5) E a espiritualidade?
Este é o ponto óbvio da igreja. Exercitamos uma forte estruturação espiritual, moral, ética e disciplinar através de estudos da espiritualidade e das obras.
6) E as artes?
Sem arte não existe humanidade, o que difere o ser humano dos outros seres vivos é a capacidade de fazer arte. É preciso estudar a arte que liberta as pessoas, a arte da visão crítica, realizar exposições destas artes, e disseminar os valores criativos, para evitar a arte da ganância, da opressão e da manipulação. A arte para nós não é um meio, é um fim.
7) Por que eu devo fazer parte da igreja Ciência das Obras?
Para participar de trabalho comunitário, para se desenvolver como pessoa, sociabilizar, estudar e ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.
8) Quais as obrigações dos integrantes da igreja?
Participar dos encontros mensais e de outras atividades conforme seu nível de envolvimento. Existe uma anuidade de quatrocentos reais que pode ser paga em dez parcelas de quarenta reais para custear nossa estrutura.
9) Como funciona a hierarquia da igreja?
Acreditamos num sistema distribuido porem a hieraquização favorece a eficiência da organização, a formação de líderes e o desenvolvimento de cada um. Temos nove níveis de evolução: participante, devoto, sacerdote, secretário, clérigo, monge, monge master, monge regional e monge da fé. As atribuições de cada um estão em fase de definição. A princípio o staff da igreja é formado a partir dos devotos. Sacerdotes fazem o trabalho de acolhimento, oficiais cuidam da administração, enquanto clérigos e monges dão suporte para os demais. O monge master é o lider local de determinada comunidade, o monge regional lidera toda a igreja em uma grande região, e o monge da fé é o guardião da doutrina e tem as mesmas funções dos monges, porém seu cargo é vitalício.
10) Se existem monges onde é o mosteiro?
Na terra toda. Esperamos que cada integrante se comporte no dia a dia, em toda a parte, como se num mosteiro estivessem.
11) Como é a doutrina?
União respeitosa e democrática em torno dos estudos técnicos e científicos para realização de obras humanistas, ambientais, sociais, culturais e humanitárias. Doutrina em constante desenvolvimento.
12) Usa-se algum tipo de hábito ou farda?
Este assunto ainda será definido. A princípio temos interesse na ritualística, vestimentas e unidade performática da comunidade. Uma proposta é a seguinte: todos os integrantes, exceto visitantes usam um avental branco e uma camisa branca por baixo.Os secretários não usam avental, usam paletó preto, clérigos voltam a usar avental com a gravata preta, os monges usam avental e gravata amarela, o monge master usa avental e pode escolher a cor da gravata, o monge de retaguarda usa gravata amarela.Outras vestes mais elaboradas poderão ser consideradas, como túnicas e hábitos.
13) O que é feito com o dinheiro arrecadado?
Todo o valor arrecadado vai para as obras de caridade, incluindo a estrutura da igreja. As contas da igreja são abertas à todos os integrantes a partir do nível devoto. Os beneméritos doadores também tem acesso às contas da igreja. A partir do nível sacerdote poderão ser concedidas ajudas de custo pelos trabalhos realizados. Poderão haver salários a colaboradores que dediquem muitas horas por semana, sem prejuizo de suas participações voluntárias.
14) Como posso doar para a comunidade?
Envie um email a Ricardo Ramalho. Temos a contribuição anual e temos três níveis de doadores que fazem contribuições acima da anuidade:
Categoria Doador: qualquer quantia acima da anuidade
Categoria Grande Doador: mil reais vigente por um ano e nome imortalizado na lista pública de doadores
Benemérito: três mil reais, vigente por um ano, ganha uma obra de arte em papel e tem o nome imortalizado na lista pública de doadores.
Super Benemérito: cinco mil reais ou mais, vigente por um ano, ganha uma obra de arte maior em papel emoldurado e nome imortalizado na lista pública de doadores.
15) Sou de outro estado, como faço para participar?
Temos encontros online e acolhemos pessoas dedicadas de várias regiões que podem colaborar com a igreja de onde estiverem e irem evoluindo. Também realizamos encontros presenciais.
16) Como a igreja se organiza?
Temos um conselho administrativo formado por 11 integrantes que poderão ser eleitos. Algumas decisões são abertas à comunidade por meio de votação. Além disso temos três departamentos: caridade, espiritualidade e navegação (este último administra a igreja).
17) Por que uma igreja e não uma simples associação?
Para tocar a vida das pessoas, não apenas realizar tarefas juntos, a igreja filtra pessoas que querem de fato se entregar a nossa causa com humildade e amor.
18) Quem é o deus de vocês?
Todos os seres vivos e elementos construtivos da Terra.
19) Como faço para entrar na igreja?
Envie um email à artistaramalho@gmail.com ou procure um representante local.
Saudações fraternas.
Vida longa e próspera \\//_